edp news

Peixe Angical ganha a sua 1ª turbina

Monday 26, September 2005

A oito meses de iniciar operações, a usina inicia a montagem da primeira das suas três unidades de geração

Neste mês de setembro, desceu ao poço a turbina da primeira unidade geradora do aproveitamento hidrelétrico (AHE) Peixe Angical, que inicia suas operações no ano de 2006.  Conhecida como "Árvore de Natal", apelido inspirado em seu formato triangular, a turbina chega a medir 15 metros de altura e a pesar cerca de 460 toneladas. Nos próximos dias, outra peça será acoplada ao eixo que fica sobre a turbina: o rotor do gerador. Juntos, turbina, eixo e gerador formarão uma só unidade geradora.

 

Após a união do gerador à turbina, terá início a chamada "fase de fechamento" da unidade. O passo seguinte, que deve ser dado em fevereiro de 2006, será liberar a Unidade Geradora 1 para um período de testes. Ao todo, serão três meses de ensaios a seco e com água. Se tudo correr bem, esta primeira unidade geradora (e com ela Peixe Angical) inicia suas operações em 10 de maio.

 

"Peixe Angical cumpriu mais uma meta rumo ao objetivo de 2006", afirma o engenheiro Nelson Caproni, superintendente de construção da Enerpeixe, empresa encarregada da construção da Usina. Até aqui, o cronograma das obras - orçadas em R$ 1.6 bilhão - tem sido cumprido com pontualidade pela Enerpeixe. A descida ao poço da turbina da segunda unidade geradora da usina está prevista para 30 de dezembro. Três meses depois, será descida a turbina da unidade 3.

 

Juntas, as três turbinas do complexo terão uma potência instalada de 452 Megawatts (MW) e uma energia anual assegurada de 2.374 Gwh, suficiente para abastecer uma cidade de quatro milhões de habitantes.

 

Primeiro empreendimento do setor elétrico alinhado com as PPPs, aposta do presidente Luís Inácio Lula da Silva para promover o crescimento a longo prazo no país, o aproveitamento hidroelétrico Peixe Angical (TO), é uma parceria entre a Energias do Brasil, Furnas Centrais Elétricas e BNDES.

 

RP1 Comunicação

Tel.: (11) 5501-4655

Direto.: (11) 2185-5985

www.rp1.com.br

Flávia Fonseca - flaviafonseca@rp1.com.br

Kathlen Ramos - kathlenramos@rp1.com.br

Fernanda Amorim - fernandaamorim@rp1.com.br