edp news

Usina Peixe Angical já se prepara para testes

Tuesday 22, November 2005

Descida do gerador da 1ª turbina foi realizada três dias antes do previsto

A primeira turbina de Peixe Angical, baixada ao poço em setembro, já tem gerador. O rotor, peça que faltava para completar a primeira unidade de geração do AHE (aproveitamento hidrelétrico), foi descido no final de outubro, três dias antes do prazo previsto em contrato.

 

O rotor do gerador é uma peça de 510 toneladas e potência nominal de 175 MVA. Juntos, turbina, gerador e o eixo - que liga ambos - formam uma só unidade geradora, cujo início da operação está marcado para o primeiro semestre de 2006. 

 

O gerador é acoplado sobre o eixo da turbina, que por sua vez está unida ao rotor da máquina. É no gerador que a energia térmica é convertida em eletricidade. A movimentação do gerador -  e a conversão - é provocada pela força da água sobre as pás da turbina.

 

Agora, que gerador e turbina estão unidos, começa a chamada "fase de fechamento" da unidade geradora. O passo seguinte, previsto para fevereiro de 2006, será liberar a unidade para um período de testes. Serão três meses de ensaios, a seco e com água. Se tudo correr bem, essa primeira unidade geradora - e com ela Peixe Angical - inicia operações em 10 de maio de 2006. 

 

Primeiro empreendimento do setor elétrico alinhado com as PPPs (Parcerias Público-Privadas), o aproveitamento hidroelétrico Peixe Angical, no Tocantins, é uma parceria entre a Energias do Brasil, BNDES e Furnas Centrais Elétricas. O empreendimento, com obras orçadas em mais de R$ 1,5 bilhão, terá três unidades geradoras, com potência instalada total de 452 megawatts (MW) e uma energia anual assegurada de 2.374 GWh, suficiente para abastecer uma cidade de 4 milhões de habitantes -  duas vezes Brasília.

 

 

Sobre a Energias do Brasil- Empresa controlada pela Energias de Portugal, atua como holding de um grupo de empresas que têm como atividade gerar, comercializar e distribuir energia elétrica no mercado brasileiro. De suas ações ordinárias, 36% são negociados desde julho de 2005 no Novo Mercado da Bovespa, também segundo modelos contábeis internacionais

 

 

 

 

RP1 Comunicação

Tel.: (11) 5501-4655

Direto: (11) 2185-5985

www.rp1.com.br

Flávia Fonseca - flaviafonseca@rp1.com.br

Kathlen Ramos - kathlenramos@rp1.com.br

Fernanda Amorim - fernandaamorim@rp1.com.br