edp news

Enerpeixe obtém certificação no Sistema de Gestão Ambiental, e Saúde e Segurança do Trabalho

Wednesday 03, June 2009

ISO14001:2004 e OHSAS 18001:2007 comprovam o compromisso nas práticas de proteção ambiental, saúde e segurança do trabal

São Paulo, 03 de junho de 2009 - As ações destinadas à proteção do meio ambiente, saúde e segurança do trabalho na UHE Peixe Angical, desenvolvidas pela Enerpeixe, empresa do Grupo EDP Energias do Brasil e Furnas Centrais Elétricas, levaram a Companhia a conquistar as certificações no Sistema de Gestão Ambiental (ABNT NBR ISO 14001:2004) e no Sistema de Saúde e Segurança do Trabalho (OHSAS 18001:2007).


A Enerpeixe é a primeira empresa na Bacia do Rio Tocantins a receber estas certificações, o que confirma o sucesso das ações implementadas para reduzir os riscos e impactos do empreendimento. "Contribuiu para esta conquista o trabalho permanente que a Enerpeixe realiza em todas as suas áreas de atuação, desde a manutenção, operação e  limpeza até a gestão de resíduos para geração de energia limpa e sustentável" afirma Amauri Alvarez, diretor de Operação da Enerpeixe.


Dentre as ações implementadas, merecem destaque a coleta seletiva de lixo e gerenciamento de resíduos sólidos;  o monitoramento da fauna e flora; o controle de emissão de fumaça preta; o constante monitoramento dos riscos e impactos que possam afetar a operação da Usina; a efetiva utilização dos equipamentos de proteção individuais e coletivos; o gerenciamento de produtos perigosos e a contenção de pequenos vazamentos.


"Este é o reconhecimento de que os impactos ambientais e riscos à saúde e segurança dos colaboradores estão devidamente monitorados e controlados, por meio do uso de modernas tecnologias, equipamentos de proteção, programas ambientais e sociais" afirma Julio Galvão, presidente da Enerpeixe.


As certificações OHSAS 18001:2007 e ISO 14001:2004 concretizam o compromisso do Grupo em dar continuidade à eficiência operacional aliada às boas práticas de sustentabilidade e de governança corporativa, reduzindo os riscos a que a empresa está exposta nas áreas ambiental e trabalhista.
 
Sobre a ABNT NBR ISO 14001
Norma da série 14000, criada em 1993, em razão dos impactos ambientais gerados pela desenvolvimento industrial e econômico, a ISO 14001 estabelece  requisitos  para a  excelência na gestão ambiental em empresas que utilizam recursos da natureza ou causam algum dano ambiental decorrente de suas atividades.


Sobre o OHSAS 18001
O OHSAS (Occupational Health and Safety Assessment Series) estabelece diretrizes de excelência no Sistema de Gestão com foco em saúde e segurança do trabalho, permitindo à empresa alcançar e controlar os níveis de desempenho traçados em suas estratégias nestas áreas. A norma também retrata a preocupação da empresa com a integridade física de seus colaboradores e parceiros. Sua última revisão, estabelecida em julho de 2007, apresenta características mais alinhadas à ABNT NBR ISO 14001.

 

Sobre a Enerpeixe - Empresa responsável pela operação da UHE Peixe Angical, localizada na cidade de Peixe, Tocantis, com 452 megawatts de capacidade instalada. A Enerpeixe é composta pela EDP Energias do Brasil (60%) e Furnas Centrais Elétricas (40%).
 
Sobre a EDP Energias do Brasil- A EDP Energias do Brasil é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização (Enertrade) e distribuição (Bandeirante e Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

 
Sobre Furnas S.A. - FURNAS atua há mais de 50 anos nas áreas de geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. A Empresa garante o fornecimento de energia em uma região onde estão situados 51% dos domicílios brasileiros e que responde por 65% do PIB brasileiro