edp news

EDP Bandeirante leva “Projeto Boa Energia Solar” à comunidade de Mogi das Cruzes

Sexta-feira 06, Agosto 2010

Programa de Eficiência Energética beneficiará cerca de 1700 residências do Conjunto Habitacional Cezar de Souza

A EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil, inaugura hoje (06/08) às 12:30, em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano do Estado de São Paulo) 80 unidades equipadas com aquecedores solares dos Blocos A, B, C e D do lote 1, área J do Conjunto Habitacional Cezar de Souza, Mogi das Cruzes / SP. 

O projeto consiste na instalação de sistemas de aquecimento solar de água em substituição dos chuveiros elétricos. O programa também prevê a instalação de chuveiros dota?dos de dispositivo controlador de potência, o que permite a economia de água e a eliminação de aquecimento auxiliar nos reservatórios, aumentando ainda mais os benefícios do projeto. 

O Programa Boa Energia Solar beneficiará em Mogi das Cruzes, 1680 unidades, das quais cerca de 1000 já estão com o equipamento em fase final de instalação. A conclusão do projeto está prevista para dezembro deste ano e teve um investimento de aproximadamente R$ 9.000.00,00. 

A EDP Bandeirante foi pioneira nesse tipo de ação de Eficiência Energética, nos permitindo superar completamente os efeitos colaterais dos sistemas de aquecimento solar convencionais como: o desperdício da água que se encontra fria nas tubulações e a necessidade de habilidade do usuário para que o sistema seja mais eficiente. Com isso temos uma grande economia tanto de água como de energia elétrica. 

O projeto prevê uma redução de demanda de 3.075,72 kW e redução de consumo de 876,70 MWh/ano, contribuindo para um uso mais racional de energia e para a redução da fatura energética das residências contempladas. 

“O projeto de Mogi das Cruzes de aquecimento solar trata-se da vanguarda de tecnologia dessa modalidade e é o primeiro projeto de Habitação de Interesse Social Vertical instalado com total individualização, e que deu origem a um grande programa do Governo do Estado, e agora Federal.”, finaliza Miguel Setas, presidente da EDP Bandeirante. ??